segunda-feira, 16 de abril de 2007

SIGNO ASCENDENTE

SIGNOS ASCENDENTES

http://somostodosum.ig.com .br/conteudo/conteudo.asp?id=1988

O Ascendente
(por Graziella Marraccini)

Alguns internautas me escrevem perguntando se devem ler o horóscopo do Ascendente ou aquele do seu signo solar. De fato esta é uma questão que é sempre levantada quando da leitura dos Horóscopos diários, semanais ou mensais, e também dos Mapas Natais, pois existe uma confusão sobre o verdadeiro significado do Ascendente. É crença corrente que as pessoas acabam vivenciando (ou demonstrando) mais seu Ascendente depois dos 30, 35 anos. Na realidade não é bem assim, e para ajudar os meus leitores, vou dar alguns esclarecimentos que poderão ajudar a dirimir as dúvidas.
O Signo Ascendente é determinado pelo signo que se encontra na linha do horizonte no momento exato do nascimento da pessoa. É o signo que está “ascendente’ ou seja, levantando no horizonte no momento em que uma pessoa nasce.
Existem 12 casas no circulo zodiacal e 24 horas num dia. Isto quer dizer que o Sol precisa de duas horas para transcorrer uma casa ou signo solar. Normalmente o Sol se encontra na linha do horizonte (Ascendente) por volta das 6 horas da manhã, e deverá estar no Meio do Céu ao meio dia, assim como no poente por volta das 18 horas. Porém, não é sempre assim. O local exato onde se encontra o Sol no momento do nascimento é determinado com exatidão na elaboração de um Mapa Natal, e sua localização depende da latitude e da longitude do local do nascimento, já que os cálculos astronômicos são sempre feitos para o local do nascimento da pessoa. E se o Sol leva 24 horas para fazer a volta da Terra (volta aparente, naturalmente) é claro que ele não estará sempre no mesmo lugar. Este “nascimento” do Sol no horizonte do lugar onde estamos é determinado também pelas estações do ano. No inverno, os dias são mais curtos e as noites mais longas, especialmente em latitudes elevadas. Assim, aquele horário das 6 hs para o levante e 18 hs para o poente não será válido. Encontramos normalmente essas indicações nos jornais que indicam também as fases da Lua. Assim, a latitude e longitude do lugar onde a pessoa nasce, assim como o horário de seu nascimento, é determinante para se encontrar o Ascendente com exatidão. Uma pessoa nascida no Rio de Janeiro não terá o mesmo ascendente de outra nascida em Milão, mesmo se o horário do nascimento (hora e minutos) for o mesmo, porque as duas cidades possuem latitudes e longitudes diferentes. Muitas vezes, até o signo solar muda! Como já expliquei em outros artigos, o Sol não ingressa num signo solar “às 0 hs de um dia determinado” já que o percurso anual do Sol não combina exatamente com aquele de nosso calendário gregoriano. Com o ASC acontece a mesma coisa, já que ele se desloca rapidamente ao longo do dia.
Grosseiramente falando, uma pessoa que nasceu no signo de Áries, aproximadamente entre 6 e 8 horas da manhã, no Brasil, terá o Ascendente também em Áries, já que o Sol, no momento do nascimento, estava começando a se levantar na linha do horizonte. Se tivesse nascido ao meio dia, provavelmente teria o Ascendente em Câncer.
No entanto, a mudança na latitude e longitude, o fato de ser inverno ou verão, modifica este horário, já que, como já mencionei, as noites são mais longas (mais horas) no inverno e os dias são mais longos no verão. De maneira especial, se pensarmos em latitudes muito elevadas, onde fica a maioria dos países do hemisfério norte, ou em latitudes ao Sul, onde fica o Sul do Brasil e a Argentina, por exemplo, não poderemos determinar o ASC com estas tabelinhas publicadas nas revistas esotéricas. Nosso cálculo seria pouco exato. Para dividir com exatidão as Casas Astrológicas é necessário fazer cálculos complexos, feitos atualmente através de software específicos, destinados a levantar os Mapas, determinando assim com exatidão onde o Sol se encontrava (grau exato) no momento do nascimento da pessoa, os graus do ASC, da Lua e de todos os planetas que compõem o estudo astrológico.
O Signo Ascendente, antes de mais nada, rege o corpo físico da pessoa e influencia a sua personalidade sendo o veículo da expressão do Eu Interior que é representado pelo Signo Solar. Na palavra “personalidade”, temos a raiz persona, que pode significar também personagem. Desta feita o Ascendente influenciará a personalidade 'aparente' da pessoa, o seu modo de agir, as respostas e necessidades de seu corpo físico, se misturando assim com as influências do Signo Solar e com a Lua, para compor a personalidade.
Assim, quando alguém me pergunta se é verdade que as pessoas se parecem mais com o Ascendente após os 30-35 anos, eu respondo que depende de sua evolução espiritual. Se pensarmos bem, mesmo o signo lunar é muito importante na composição da personalidade, mas não é ele (signo lunar) que determina nosso Eu Interior. Porém devemos considerar que se “vestimos uma personagem” todos os dias, anos a fio, é normal que a partir de um determinado momento acabemos nos confundido com esta personagem. Além disso, o corpo físico acabará determinando algumas de nossas atitudes, nossa forma de nos apresentar ao mundo, e determinará muitas de nossas necessidades físicas e de nossas doenças. É por isso que sentimos uma identidade cada vez maior com ele avançando na idade, já que é esta persona que vemos no espelho e que carregamos por aí todos os dias e é do corpo físico que depende nossa atitude no dia-a-dia.
Outra coisa importante a considerar é se esta persona se confunde, ou melhor dizer, se harmoniza com as características indicadas pelo signo Solar. Muitas vezes estes signos não são compatíveis ou harmônicos entre si, formando particularidades dissonantes, onde a personalidade oferece múltiplas facetas de identidade. A chave da personalidade na análise do astrólogo não para por aí. Muitas vezes o signo Ascendente não “combina” com o signo solar, criando conflitos na personalidade. O astrólogo, em sua interpretação, ajuda a pessoa a compreender essas múltiplas facetas que compõem a expressão de seu ser. Ele precisa determinar e analisar com exatidão os outros planetas envolvidos, especialmente o planeta regente do Ascendente e o planeta (ou planetas) presente(s) na primeira casa, que são também muito importantes para o desenvolvimento desta personalidade exterior. Um planeta em conjunção como ASC ou com o Sol ou a Lua pode influenciar e modificar a expressão tanto do Eu Solar, quanto do Ego Lunar e quanto do Ascendente!
O planeta age como um “ator” e a casa onde ele atua mostra “o cenário” usado para a sua atuação. O ator pode levar sua personagem para outra casa zodiacal, ou outro cenário, e então seguramente ele influenciará a pessoa de forma diferente. Digamos que, se Hamlet sair do sombrio castelo dos Reis da Dinamarca e for viver o seu drama numa casa da praia, ele continuará sendo o mesmo Hamlet, com o mesmo drama a resolver, mas perderá muitas das características sombrias que foram conferidas ao drama pelo local onde este se desenvolveu. O tema de sua vida será o mesmo, os conflitos os mesmos, mas em outro cenário. Da mesma forma, os planetas também mudam a sua influência dependendo das casas zodiacais onde eles se encontram.


ASCENDENTE

“O Sol é o herói que nós somos, mas o Ascendente é a busca na qual temos que nos aventurar. O Sol é a razão pela qual estamos aqui; o Ascendente é como chegamos lá”.
(Liz Greene)

No exato instante em que você nasceu, em que foi recebido pela vida através da sua primeira respiração, um signo em especial estava subindo, ascendendo, na linha do horizonte.

Como é através das buscas e do que esperamos da vida, e principalmente, do que acreditamos que ela tem a nos oferecer que vivenciamos nossas experiências, é com os olhos do nosso signo Ascendente que enxergamos o mundo. Será com as características deste signo que iremos nos expressar e nos manifestar a respeito da vida. A nossa busca e nosso impulso (comportamento) se dá através do temperamento que recebemos de nosso signo Ascendente

A imagem que passamos aos outros, e conseqüentemente, a imagem que os outros tem de nós se dá através desse signo. O signo Ascendente e os planetas que estiverem na nossa Primeira Casa também influenciam as nossas características físicas e sinaliza que tipo de experiências devemos buscar para nosso auto-conhecimento.

Para uma pessoa com Ascendente em Áries, por exemplo, a vida é vigorosa. Mas é mais do que isto: o mundo está cheio de aventuras e é um grande desafio que precisa de respostas rápidas. É determinado e decidido e não gosta de perder tempo. Reage aos estímulos com entusiasmo e energia. Sua maior busca é encontrar o poder criativo que há dentro de si mesmo e não cobrar da vida as respostas que só ele pode se dar.
O Ascendente Touro entende que tudo tem seu tempo de acontecer. É empreendedor mas cauteloso. Gosta de planejar e estruturar o que quer que seja que queira fazer, pois valoriza a estabilidade e a segurança acima de tudo e aprecia as recompensas materiais. Vive uma busca pelo prazer que se manifesta através do paladar, tato, visão e olfato, e por isto cerca-se de beleza e de harmonia, num mundo onde as artes tem seu lugar de destaque.
Para Gêmeos no Ascendente o mundo é um grande laboratório onde ele pode dar vazão à sua imensa curiosidade a respeito de tudo. Expressar-se com diversidade, cada vez de um jeito diferente, não perdendo nenhuma oportunidade nem deixando escapar as inúmeras alternativas. Ele é ágil, esbanja energia e sua maior dificuldade é aprofundar-se em algum conhecimento. Sua busca mais importante é conhecer a si mesmo e descobrir que na sua dualidade mora a sua individualidade e que aí há muito o que explorar.
No Câncer Ascendente o mundo é recheado de emotividade. Sentir para ele, não é apenas uma sensação, mas sim um prazer nutritivo e dramático. É persistente tanto com seus sentimentos quanto com os assuntos da vida prática. É essencialmente maternal, seja cuidando dos que lhe são caros ou colocando-se aos cuidados da família. Sua busca está alicerçada em sentir ao outro na tentativa de organizar seus próprios sentimentos, até que perceba que ele, mais que ninguém, é quem precisa e é capaz de nutrir a si mesmo.
Para quem tem Leão no Ascendente o mundo é um grande palco onde ele pode viver suas experiências com dramaticidade. É autoritário com criatividade e eficiência e busca no poder e na admiração o reconhecimento de sua individualidade. Cultua a generosidade, a dignidade, o orgulho e a vaidade. Sua maior busca é entender que o melhor som vem do seu próprio aplauso, que ele mesmo se dá quando manifesta seu poder criativo e generoso, sem esperar absolutamente nada em troca.
Virgem no Ascendente é prático e sistemático. Esta capacidade metódica começa com sua autocrítica e com uma preocupação em ser útil e produtivo. O seu mundo precisa de ordem, saúde e higiene, aspectos que ele valoriza como ninguém. Sua busca é a perfeição em seus mínimos detalhes e sua realização se dá quando ele entende que é preciso desarmar-se da crítica, pois a vida e o ser humano são o que existe de mais perfeito. Cada um de seu jeito, tal como é. Inclusive ele mesmo.
O mundo do Ascendente Libra abriga milhares de pessoas para se fazer contatos sociais e, infelizmente, apresenta escolhas demais para se optar por uma só sem sofrer de indecisão. Ele consegue se colocar no lugar dos outros e entender diversos pontos de vista, procurando ser justo e conciliatório. Sua busca é pelo equilíbrio e harmonia através do relacionamento perfeito, que se dá quando o outro tem o que lhe falta, e vice versa. O entendimento de si mesmo acontece quando ele aprende que muitas vezes a escolha é mais importante que a consequência.
O signo de Escorpião no Ascendente tem uma força empreendedora que gera uma energia capaz de conseguir o que quer que deseje. O mundo é para ele um grande mistério a ser desvendado através de seu olhar profundo sobre o que está oculto. Sua natureza intensa é regulada por um grande auto-controle que não lhe permite tomar atitudes impensadas. É desconfiado e possui uma fonte inesgotável de sentimentos que, se reprimidos, podem se transformar em possessividade, ciúme e luxúria. Sua maior busca deve ser a compreensão de sua intensidade para que tudo que é oculto ganhe luz.
O signo de Sagitário ascendendo é otimista, exagerado, extravagante e suas metas são sempre grandiosas. O mundo é um lugar a ser explorado, com inúmeros caminhos a descobrir e onde sempre há algo novo para se conhecer. E para tal não gosta de limites de qualquer tipo. É inquieto e parece estar sempre com pressa, pois não há tempo para fazer tudo o que a vida oferece. Sua busca é pela sabedoria através do amplo conhecimento da verdade de todas as coisas, mas irá realmente alcançá-la se procurá-la dentro de si mesmo, ignorando as influências e as aparências externas.
Capricórnio no Ascendente encara a vida com prudência, afinal ela não é uma aventura mas deve ser vivida com seriedade e responsabilidade. O mundo ainda não está pronto, longe disso: precisa de muito trabalho que será feito com disciplina e determinação. Tem objetivos claros e definidos para alcançar porque é através do trabalho bem feito que ele espera ser recompensado. Esta recompensa deve se dar com retorno material, muitíssimo bem vindo, mas também com o reconhecimento das pessoas quanto ao seu valor. Sua maior busca deve ser o entendimento de que nem sempre a vida precisa ser estruturada e sólida, mas que é possível deixá-la fluir. Simplesmente e com alegria.
O Ascendente Aquário é idealista, original, inventivo e independente, o que o faz repelir a ordem estabelecida das coisas e ser um rebelde por natureza. O mundo para ele é uma grande “tribo”, onde deve existir igualdade para todos e por isto ele advoga em prol das causas coletivas. Divertido, prefere ser amado do que admirado. Futurista, está sempre atrás de novas tendências. É através dos grupos que ele alimenta a sua individualidade e identidade. Sua maior busca deve ser o respeito pela individualidade de cada um como ser único e exclusivo, mesmo que isto signifique aceitar emoções, para ele consideradas irracionais.
O Ascendente em Peixes sabe que nem tudo é o que aparenta ser e que existem muito mais mistérios do que se possa supor. É místico, visionário e dotado de grande sensibilidade que transcende o nível mundano. É capaz de fazer sacrifícios pessoais em prol de alguém ou de uma causa. Sua inspiração e sua capacidade artística não conhece limites, fazendo ele se alimentar do lúdico para trapacear a realidade quando ela lhe parece muito “crua” para ser ingerida. Sua busca deve ser a de encarar a si mesmo e a vida de frente, sem escapismos, para que não se torne a vítima de sua própria dor.


http://www.marciamattos.co m.br/mm/seuastral/ascendente.asp ...

Nenhum comentário: